A Quinta-feira Santa (6) no Acre é considerada ponto facultativo. Isto é o que diz o calendário disposto em um decreto estadual publicado em dezembro do ano passado, que determina os feriados e pontos facultativos.
O mesmo também vale para Rio Branco, que também estabeleceu o ponto facultativo nos mesmos dias. Órgãos e secretarias estaduais fecham nesses dias e voltam a funcionar normalmente na segunda (18). O mesmo vale para o âmbito municipal, que segue o mesmo calendário da capital Rio Branco.
Na sexta (7), haverá o feriado da Paixão de Cristo e não haverá expediente em bancos e em algumas empresas, em todo o Brasil. Contudo, serviços essenciais continuam funcionando normalmente.
A Semana Santa é conhecida pela tradicional celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, promovida pela Igreja Católica, que teve início no domingo (2) e segue até o dia 9, no domingo de Páscoa. Com isso, ponto facultativo e feriado impactam no serviço público da capital e estado.
Serviços públicos essenciais da Saúde, como as unidades de pronto atendimento (Upas) e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), e da Segurança Pública, como as delegacias de polícia, seguem com o atendimento ao público sem alteração. As unidades da Central de Serviços Públicos (OCA) no estado não abrirão nos dias de feriado.