“Estou muito feliz e agradecido pelos atendimentos que consegui fazer. Tudo em um só lugar”. Isso foi dito pelo agricultor Alcebíades Sena, durante a realização do projeto Saúde na Comunidade, no Cajazeiras, às margens do Riozinho do Rola, neste sábado, 18.
Com uma equipe composta de 62 profissionais de diversas áreas, o programa, que tem a duração de 30 dias, visa visitar as comunidades ribeirinhas levando vários atendimentos de saúde aos moradores.

“Nós começamos os atendimentos dia 14. Já atendemos o Projeto de assentamento Barro Alto e agora estamos no Cajazeiras com os mesmos serviços, exceto hoje que estão acontecendo pequenas cirurgias e oftalmologia. Esse é o diferencial nessa ação fluvial deste ano”, ressaltou a coordenadora.
A secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, ressaltou a importância de realizar esse tipo de programa, principalmente em comunidades de difícil acesso. De acordo com ela, o empenho do prefeito Tião Bocalom e de toda equipe da Semsa tem sido primordial pelo sucesso do projeto.
“Temos uma equipe empenhada e comprometida para levar saúde às pessoas que mais necessitam, levando qualidade de vida para eles. Sabemos o quanto é difícil realizar um projeto com essa grandeza, mas a cada ano trazemos para dentro do programa atendimentos novos”, salientou a secretária.

“Levamos os serviços onde a população reside e, a cada etapa concretizada, a gente observa a satisfação da população, que faz questão de nos agradecer”, destaca.
O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, que esteve na comunidade, disse que o trabalho realizado pelo Saúde Itinerante é gratificante.
“O que a nossa secretaria de Saúde está fazendo já, desde o primeiro ano de mandato, é algo que me gratifica muito como ser humano, como uma pessoa que acredita em Deus e que está aqui para servir. Estou muito feliz em chegar aqui e ver esse trabalho lindo, inclusive com pequenas cirurgias”, disse o prefeito, que aproveitou para conversar com agricultores sobre a situação dos ramais na comunidade.

“Aproveitei para fazer um compromisso com os agricultores para melhorar o tráfego dos ramais para que possam escoar suas produções até a cidade”, comentou.
A logística até a comunidade
Quem vê de fora, o programa Saúde na Comunidade pode achar que chegar a comunidades ribeirinhas no entorno do Rio Acre é uma tarefa fácil e rápida. O Opinião acompanhou neste sábado, 18, uma equipe de médicos e enfermeiros, da Secretaria Municipal de Saúde, na comunidade Cajazeiras, no Riozinho do Rola, em Rio Branco.
Já era 5h40 quando chegamos às margens do Rio Acre para pegar a embarcação, que levaria os equipamentos e medicamentos à comunidade. Com a presença do prefeito Tião Bocalom e a secretária de Saúde, Sheyla Andrade, saímos para uma viagem de mais de 2 horas rio acima.
Chegando lá, tivemos a noção da estrutura que o poder municipal leva para essas comunidades de difícil acesso por terra. No espaço estava acontecendo consultas médicas para adultos e crianças, atendimentos odontológicos, zoonoses e a novidade nessa edição era os serviços oftalmológicos e as pequenas cirurgias.
“É uma estrutura grande que o projeto necessita e é gratificante ver que podemos trazer saúde para essas comunidades ribeirinhas. A cada ano oferecemos novos serviços e com isso levamos mais dignidade às pessoas que tanto necessitam”, disse a secretária.

Pequenas cirurgias são realizadas
O diferencial em 2023 no projeto Saúde na Comunidade foi a realização de pequenas cirurgias. O médico Fabrício Lemos, responsável pelo procedimento, ressaltou a importância de levar tal serviço às comunidades ribeirinhas.
“É um avanço muito grande na saúde em chegar à comunidade tão distante onde o acesso é tão difícil. A população esteve presente. Aqui conseguimos amenizar grande parte do sofrimento da população. Aqui podemos diagnosticar várias patologias e muitas delas conseguimos solucionar no próprio local. As pequenas cirurgias foi um sucesso, esgotamos todo o material e conseguimos ajudar muita gente”, disse o médico, que complementou.
Projetos inovadores
O Programa Saúde Itinerante Fluvial, nessa edição, levou à comunidade Cajazeiras atendimentos com pequenas cirurgias, oftalmológico e odontológico.
O oftalmológico dentro do Saúde Itinerante Municipal é um atendimento proporcionado por uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o Projeto Veja Mais Brasil, concebido pela clínica do médico e deputado federal Eduardo Veloso (União Brasil).
“O programa possibilita atendimento à população de baixa renda, a qual não precisa se deslocar até à cidade em busca de clínicas médicas”, disse a coordenadora Katielle Souza.
Agradecimento
O agricultor da comunidade Cajazeiras, José Maria, agradeceu a equipe de saúde do prefeito Tião Bocalom.
“Esse projeto mostra que a prefeitura não se preocupa só com a cidade. Existe um olhar para zona rural e trazer um programa desse para nossa comunidade nos enche de alegria. Os governantes poderiam olhar com prioridade para nós que moramos no campo”, disse.
Distribuição de cortinados
Durante os atendimentos médicos, a equipe da Semsa entregou à população ribeirinha cortinados. O objetivo é fazer com que as pessoas possam dormir em camas ou em redes com proteção e evitar doenças como dengue, malária e leishmaniose, doença essa comum na região.
“É um inseto típico das florestas que ataca membros inferiores. É um inseto sem grande autonomia de voo e por isso atinge o rosto das crianças ou de pessoas sentadas ou deitadas”, disse Rejane Almeida.