Menu

Projeto Defensores do Futuro é ampliado e escolas de Cruzeiro do Sul serão beneficiadas

Projeto Defensores do Futuro é ampliado e escolas de Cruzeiro do Sul serão beneficiadas

O projeto “Defensores do Futuro” teve sua atuação ampliada em 2023 e passa a ser desenvolvido em Cruzeiro do Sul. Criado em 2019 pela Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) em parceria com o Sebrae, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Centro Universitário – U:Verse, o projeto foi apresentado para pais, alunos e gestores das escolas na sede do Núcleo de Educação do Estado em Cruzeiro do Sul, na tarde desta quarta, 18.

No Juruá, as escolas Padre Carlos Kunz e Padre Damião estão entre as 13 selecionadas em todo o estado para participar do “Defensores do Futuro”. O coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, defensor Celso Araújo discorreu sobre a ampliação durante a apresentação. “A gente lança a terceira edição estendendo esse projeto para 10 escolas de Rio Branco, uma escola de Senador Guiomard e duas escolas em Cruzeiro do Sul, atendendo quase mil e oitocentos alunos”, afirmou.

O dispositivo do evento foi composto por parceiros do projeto e pelos diretores das escolas que irão desenvolver a ação. Também estiveram presentes os defensores públicos que atuam na comarca de Cruzeiro do Sul, Diego Luiz Sales e João Augusto Câmara, além da ouvidora-geral da Defensoria, Soleane Manchineri e da coordenadora do projeto itinerante, Luciana Souza.

Jairo Negreiros, gerente regional do Sebrae, explicou como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Acre irá colaborar com o projeto. “Nós temos um programa chamado ‘Educação Empreendedora’ que é aplicado em todo o estado. Temos a adesão de algumas escolas que trabalham a visão empreendedora de alunos do quinto ano até o ensino superior”, declarou.

Para 2023 o “Defensores do Futuro” foi reestruturado, incluindo uma fase preparatória para os gestores e profissionais da educação e a fase de aplicação, dividida em três estágios: Educação Emocional, Educação em Direito e Educação Empreendedora.

O estudante do 6º ano da Escola Padre Damião, Oliver Abreu, compartilhou suas expectativas sobre o projeto: “Espero que traga mais segurança para as escolas e ajude a controlar as fake news”. Quando perguntado sobre o que é a Defensoria Pública, Oliver disse: “Para mim a Defensoria Pública defende aquilo que é público, ela defende os nossos direitos”, finalizou.

O projeto também gera expectativa entre os diretores. “Eu tenho certeza que vai contribuir muito para transformar a visão dos nossos alunos, irá humanizá-los, algo tão importante e necessário na nossa sociedade”, compartilhou Albercio Moraes, diretor da Escola Padre Damião.

Já para o coordenador da unidade da DPE em Cruzeiro do Sul, Diego Luiz Sales, o projeto dará uma noção geral para as crianças sobre o funcionamento da Defensoria Pública. O defensor também discutiu o benefício que o projeto trará para a população de Cruzeiro do Sul. “Ele (o projeto) vai suprir a necessidade do discernimento ainda na primeira infância, irá formar cidadãos com a consciência ainda maior, a consciência de cidadão. Atuando ainda na primeira infância desenvolvemos uma sociedade melhor, mais justa e mais equilibrada”, concluiu. (Assessoria)

Está gostando do conteúdo?
Compartilhe nosso site por meios das redes abaixo:

Ultimas Noticias

plugins premium WordPress