A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) realizará na próxima quarta-feira (6), no auditório da A Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), das 9h às 11h, uma apresentação sobre Estudos Gravimétricos de Resíduos Sólidos do município de Rio Branco. Um trabalho elaborado pela diretoria da Utre para que todos os presentes saibam do que se fala quando o assunto é gravimetria.
A constituição do lixo, tecnicamente chamada de resíduo, pode ser analisada por meio da gravimetria. Este método quantitativo consiste na separação e pesagem dos materiais por tipologia e o cálculo dos percentuais de cada material em relação ao peso total da amostra.
Tal estudo constitui um instrumento de planejamento da gestão dos resíduos sólidos, de modo que seja possível otimizar a aplicação dos recursos e dimensionar toda a estrutura de logística, destinação e/ou disposição final ambientalmente adequada e programas de educação ambiental.
Durante a apresentação, segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, será possivel saber a característica física do resíduo que traduz o percentual de cada componente em relação ao peso total da amostra de lixo analisada. “A sua composição mais simplista indica papel/papelão, plástico, vidros, metais, matéria orgânica e outros”.
Segundo o diretor da Utre, Kemmil Lima, a apresentação servirá como forma de alavancar a coleta seletiva, por exemplo, a Semeia realizou oito estudos gravimétricos nos mais diversos bairros de Rio Branco.
“O estudo gravimétrico tem como finalidade identificar a composição dos resíduos domiciliares, identificando o potencial de materiais recicláveis de cada regional, posteriormente esses dados são tabulados e analisados, identificando assim os bairros prioritários. O objetivo da analise dos dados é intervir nos bairros com uma campanha de divulgação educação ambiental com vistas à coleta seletiva”.
E Kemmil acrescenta: “Vai ser uma boa apresentação, espero que todos os envolvidos com resíduos sólidos estajam lá para somar conhecimentos conosco e assim fazermos o melhor em Rio Branco.”