Menu

PF prende ex-vereador de Rio Branco por fraude em licitação no interior do Acre

PF prende ex-vereador de Rio Branco por fraude em licitação no interior do Acre

O ex-vereador de Rio Branco Anderson Sandro Pessoa e Silva foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (13) por apresentar documentos falsos em uma licitação da prefeitura de Brasiléia, no interior do Acre. Segundo a PF, após uma denúncia anônima, foi constatada a inconsistência de Certidões Negativas, documento que atesta a existência ou não de ação civil, pública ou federal contra um indivíduo.

Silva e um outro envolvido foram presos em flagrante e levados à delegacia da PF em Epitaciolândia. O procurador-geral de Brasileia, Luiz Bertoleto, disse que a prefeitura já havia inabilitado a empresa por questão da documentação e destacou que todo o processo de licitação é transparente.

“Essa empresa participou da sessão pública, apresentou documentos, os quais não foram possíveis atestar a veracidade desses documentos, então nossa equipe inabilitou essa empresa para ser credenciada. Posteriormente, a Polícia Federal, em razão da denúncia anônima recebida em sua sede, compareceu até a prefeitura e conduziu os representantes dessa entidade até sua sede para prestar esclarecimentos”, disse.

Silva é filho de José Aleksandro Silva, diretor da Santa Casa de Misericórdia do Acre. Por meio de nota, o diretor do hospital confirmou a prisão do filho e negou irregularidades, além de afirmar que “essa armação será desmantelada”. (Veja a íntegra da nota ao fim deste texto)

O caso é investigado como uso de documentos falsos, artigo 304 do Código Penal, com pena que pode chegar a 6 anos de reclusão.

Inquérito envolve a Santa Casa em Rio Branco — Foto: Reprodução/Google Street View

Inquérito envolve a Santa Casa em Rio Branco — Foto: Reprodução/Google Street View

Confira a resposta da Santa Casa de Misericórdia do Acre:

A Diretoria da Santa Casa vem a público, por meio desta nota oficial, repudiar as informações falsas de que o provedor da Santa Casa fraudou uma licitação e foi preso pela Polícia Federal. O provedor nunca esteve presente em licitação nenhuma, nem em Brasiléia, nem em lugar nenhum desse Estado, nem ninguém da Santa Casa fraudou nenhuma licitação. É verdade que seu filho foi detido por uma suposta certidão falsa, mas no decorrer do processo que foi instruído ficará claro através de diligências que serão requeridas pela defesa. O conluio de empresas e Poder Público será tornado público e todos saberão que a VERDADE sempre prevalecerá, amanhã a Santa Casa, estará presente ao chamamento público, como se fez presente hoje, essa armação será desmantelada no recurso previsto no próprio chamamento público. Como a Santa Casa, já tem três liminares concedidas a seu favor contra a Prefeitura de Brasiléia e todas no mérito mantidas, buscará sempre na JUSTIÇA, o devido amparo legal, contra ilegalidade ou abuso de poder.

Rio Branco Acre, 13 de abril de 2023

José Aleksandro da Silva

Provedor de Honra da Instituição

Com informações g1

Está gostando do conteúdo?
Compartilhe nosso site por meios das redes abaixo:

Ultimas Noticias

plugins premium WordPress