Menu

Pessoas privadas de liberdade apresentam peça teatral na penitenciária masculina de Rio Branco

Pessoas privadas de liberdade apresentam peça teatral na penitenciária masculina de Rio Branco

Mais de 20 homens privados de liberdade apresentaram uma peça teatral, nesta sexta-feira, 19, na penitenciária masculina de Rio Branco. Sob o acompanhamento do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) e de gestores administrativos, a exposição Guerra Espiritual teve a participação de custodiados do pavilhão A e tem o potencial de gerar efeitos positivos para a ressocialização, pois se trata de ação educativa.

Peça teatral na penitenciária masculina de Rio Branco. Foto: Daniel Villamor/Iapen

Entre as atividades educativas nas unidades prisionais é notável que o teatro é capaz de beneficiar os indivíduos, com mudanças comportamentais. Assim, desde março de 2023, a Defensoria Pública e alguns dos gestores do Iapen acompanham e incentivam essas práticas.

O apenado G.S, disse: “Estou há 16 anos preso. A ideia da peça começou em janeiro de 2020. Alguém falou para apresentarmos uma peça teatral no banho de sol. No começo foi difícil. As pessoas riam, e naquele tempo éramos 11. Hoje já passamos dos 86”.

O grupo já tem 86 participantes. Foto: Daniel Villamor/Iapen

Com figurinos feitos de papelão e folhas de alumínio de marmitex, os apenados fazem as armaduras e demais composições do cenário. Além disso, as performances trazem muitos significados para os custodiados, que interpretam as mensagens para melhorar suas perspectivas no ambiente prisional.

Prova dessas mudanças, a assistente social do complexo masculino, Janaína Lima, relatou: “Sempre tive ligação com as artes de rua e cênicas, e atualmente tenho feito muitas observações nas peças dos reeducandos”.

Quanto à prática teatral, com experiência na área de teatro e representações sociais, o professor da Ufac, Manoel Cortes, destaca: “As artes visuais conseguem fazer as pessoas repensarem a vida, além de ajudar a lidar com o sofrimento. Esse trabalho é louvável, pois aciona os núcleos da criação e imaginação”.

Está gostando do conteúdo?
Compartilhe nosso site por meios das redes abaixo:

Ultimas Noticias

plugins premium WordPress