O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Mâncio Lima, em conjunto com a Polícia Militar, deflagraram nesta quinta-feira 27 de abril, a Quarta fase da Operação Checklist em quatro cidades do Acre: Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Rio Branco.
Ao todo 22 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram cumpridos, expedidos pela Vara de Delitos de Organização de Criminosa.
A operação é resultado da análise de documentos apreendidos em trabalhos anteriores, que identificaram líderes de uma organização criminosa com atuação nacional e alto grau hierárquico responsáveis pelos núcleos de cadastramento, contabilidade e pagamento de pontos de venda de drogas. O apoio da Polícia Penal também foi fundamental para o sucesso da operação.
Durante a ação, já foram apreendidas drogas, armas de fogo, recapturada uma pessoa foragida e outras presas em flagrante, além dos alvos da Checklist. Mais de 40 policiais militares atuaram na operação, juntamente com promotores de justiça e servidores do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), órgão auxiliar do MPAC.
Até o momento, as quatro etapas da Operação Checklist resultaram no cumprimento de 232 mandados judiciais, incluindo 143 ordens de prisão contra membros de facções que atuam no Acre
. O nome da operação faz referência à investigação aprofundada do núcleo burocrático da organização criminosa, responsável pelo controle de novas adesões, permanências e exclusões de seus membros, realizando uma espécie de “checklist” dos dados cadastrais. (Com informação Agência de Notícias do MPAC)