O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, na noite desta quarta-feira (19), de uma cerimônia em celebração ao Dia do Exército, realizada no Comando de Fronteira Acre / 4° Batalhão de Infantaria de Selva (4º Bis). A solenidade contou com homenagens a militares, suas esposas, e formatura de recrutas que ingressaram na instituição, além de um desfile de tropas e veículos.
A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, representou o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, na ocasião. Também estiveram presentes representantes do Governo do Estado, ABIN, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Política Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições.
O dia 19 de abril, Dia do Exército, remete à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648, no estado de Pernambuco, e que completa 375 anos em 2023. Naquela data, um confronto armado em defesa do território brasileiro foi travado contra a dominação holandesa – a ocasião é considerada o marco temporal da primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação estrangeira.

O comandante do 4º Bis, tenente-coronel Elmir Leandro Moreira Xavier, agradeceu a presença do público e fez menção ao lema “Braço Forte, Mão Amiga”, destacando que a população pode sempre contar com o Exército Brasileiro.
“A quantidade de convidados que nos atenderam, com a presença das famílias de nossos integrantes, é motivo de muita satisfação. O ‘braço forte’ está simbolizado no estado do Acre, porque neste exato momento existem militares na posição de sentinelas vigilantes das nossas fronteiras. E a ‘mão amiga’, há poucos dias atrás, estávamos apoiando as famílias acreanas quando precisaram de apoio diante das inundações”, disse.
A procuradora de Justiça lembrou da parceria do Exército com o MPAC em ações como o MP na Comunidade na Vila Acre, onde a força se fez presente com seus médicos e dentistas, e exaltou o trabalho da instituição.
“O MPAC celebra com alegria o dia desta instituição tão valorosa e importante para o nosso país. O Exército Brasileiro é uma das forças que protegem o nosso território e garantem a nossa segurança nacional. Além disso, é um grande parceiro do Ministério Público em diversas ações sociais e comunitárias, o que demonstra que o Exército Brasileiro é realmente uma ‘mão amiga’, sempre presente e disposto a cooperar quando necessário”, afirmou.