Na manhã desta sexta-feira, 19, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino declarou que o governo federal está seguindo adiante com o Sistema Único de Segurança Pública que foi criado mas ainda não foi completamente implementado.
Durante uma entrevista coletiva na Sede do Senac, em Brasiléia onde está acontecendo o Seminário Nacional de Segurança Pública, Dino enfatizou que está ali para ouvir e prestar contas das necessidades do governo do Acre. Ele anunciou a entrega de 20 viaturas destinadas à defesa da mulher, além de equipamentos e armamentos.
Além disso ,o ministro informou que o Ministério disponibilizou um montante de R$ 91 milhões para o governo do Acre fortalecer programas de segurança pública. Ele incentivou o uso ágil desses recursos, prometendo conseguir mais verbas quando forem esgotadas. Dino destacou que esses recursos provêm do Fundo de Segurança Pública e ressaltou o esforço para eliminar burocracias, garantindo que alguns estados não fiquem com recursos retidos por anos.
Dino defendeu o interesse do governo Lula em aumentar a presença das forças federais na região de fronteira. Ele mencionou uma visita ao BNDES no Rio de Janeiro, onde pleitearam um valor de R$ 1,2 bilhões para segurança, parte do qual deverá ser destinada ao Acre para aquisição de mais viaturas e armamentos. O ministro enfatizou que todos os programas de segurança, incluindo o Gefron, serão ampliados.