O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encaminhou uma ordem de bloqueio para todos os estados brasileiros suspendendo as atividades madeireiras no país.
De acordo com órgão, o objetivo é apurar possíveis irregularidades no setor. Com o embargo, 90% das madeireiras do Acre serão afetadas.
Diante desse embargo, o deputado federal Eduardo Velloso, e a deputado estadual Maria Antônia, convocaram uma reunião, nesta segunda-feira, 10, no auditório da Aleac, a partir das 15 horas, com todos os parlamentares acreanos e pessoas ligadas ao setor madeireiro para discutir uma forma para suspender esse bloqueio.
“Quero começar me solidarizando com mais de 200 produtores rurais que tiveram suas terras embargadas e mais de 90% das madeireiras do nosso estado do Acre que foram afetadas. Como vamos ter uma reunião, em Brasília, com toda a bancada federal, eu decidi, juntamente com a deputada Maria Antônia, realizarmos um encontro com os deputados federais e senadores que estiverem aqui em Rio Branco, levar melhor a situação atual que se encontra os nossos produtores e nossas madeireiras”, disse o deputado durante gravação de vídeo.
O presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano, durante entrevista a Rede Amazônica, questiona a medida.
“O que deixou a gente surpreso é que dentro desse formato cautelar, acho que não precisaria ser dessa forma, sem qualquer esclarecimento. A gente buscou tirar as dúvidas com o Ibama local”, disse o presidente, José Adriano.