Na sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizada nesta terça-feira (17), o deputado Emerson Jarude, do Partido Novo, subiu à tribuna para destacar uma preocupação significativa que afeta a população do estado. O parlamentar alertou sobre a possibilidade de um aumento na tarifa de energia elétrica, que poderia posicionar o Acre com a terceira maior tarifa do país, caso o pedido de reajuste de até 27% seja aprovado.
O deputado enfatizou a importância da fiscalização e acompanhamento de concessões como essa, que têm um impacto direto na vida dos cidadãos acreanos. Ele destacou ainda que o estado do Acre já enfrenta desafios consideráveis em termos de competitividade, sendo o último colocado no ranking nacional, o que afasta investidores.
“Aumentar os custos de produtos básicos, como energia elétrica, pode agravar a situação de famílias já vulneráveis. Levantamentos realizados apontam que metade das pessoas negativadas no SPC e Serasa no estado do Acre enfrentam problemas devido a dívidas relacionadas a água e energia elétrica”, disse.
Emerson Jarude também mencionou que a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, a Energisa, teve um lucro significativo em 2022, o que levanta questionamentos sobre a justificativa para o aumento proposto. “O lucro da empresa no estado alcançou a marca de 42 milhões de reais no ano passado, conforme dados divulgados em seu próprio site”, enfatizou.
Neste sentido, o deputado encorajou a participação da população na consulta pública aberta pela empresa Energisa, na qual as pessoas podem expressar suas opiniões sobre o reajuste da tarifa. Ele sugeriu que a empresa simplifique o endereço de e-mail para facilitar o envio de feedback por parte dos cidadãos. (Mircléia Magalhães/ Agência Aleac)