O atleta acreano Jan Ortiz foi campeão Brasileiro de Jiu-jitsu na faixa azul. O atleta já havia conquistado a prata na faixa branca em 2018 e sentiu a pressão de ter um bom desempenho no campeonato deste ano. A competição foi realizada, no início de maio, no Ginásio Poliesportivo José Correa, em Barueri, em São Paulo.
Após o incentivo de amigos atletas, o atleta retomou os treinos em dezembro de 2022 na Atitude Jiu-Jitsu e CT Bope em preparação para o campeonato. O retorno ao Jiu-Jitsu após um longo período de inatividade foi desafiador, mas com o apoio dos colegas de treino, o atleta foi superando as dificuldades dia a dia.
“Superadas todas as dificuldades com passagens, inscrição, hospedagem etc., tinha ainda um problema maior para contornar, o aniversário da minha filha era justamente no período da competição. Essa foi uma decisão muito difícil, mas com uma boa conversa com minha esposa e filha, entramos em consenso que eu iria tentar trazer essa medalha de presente pra ela, Giovanna”, disse o atleta.
Jan foi convidado por um professor do CT BOPE para participar do campeonato e, após ponderar a decisão com familiares, decidiu competir. O atleta enfrentou inúmeros desafios ao longo do caminho, inclusive a coincidência da data da competição com o aniversário da filha.

Apesar desses obstáculos, Jan venceu todas as suas lutas até a grande final. No combate final, o acreano estava perdendo, pela primeira vez na competição, mas conseguiu reverter o resultado durante o combate e acabou conquistando o título.
“Na final fiz uma raspagem em que o adversário rapidamente se levantou e nesse movimento passou minha guarda, ganhei a vantagem pela raspagem e ele ganhou 3 pontos da passagem de guarda. Nesse momento eu estava perdendo a luta, pela primeira vez na competição eu estava em desvantagem. Lembrei do gosto amargo de ser vice-campeão e comecei a movimentar a luta, a não aceitar o placar contrário. Faltando um minuto pro término, consegui dominar as costas do adversário ganhando 4 pontos e conquistando a vitória”, explicou.

“Vencer o campeonato me trouxe um sentimento de missão cumprida! Giovanna, o papai está levando a medalha. Feliz aniversário, filha!.”