Menu

Afinal, como funciona a coloração pessoal?

Afinal, como funciona a coloração pessoal?

Pode parece bobagem, mas com toda a certeza existem certas cores que favorecem nosso tom de pele , um looks com uma cor fora da sua cartela de cores às vezes, podem tirar todo o nosso brilho, mas calma, meninas. Existe sim um método quase infalível para você descobrir quais tons realça sua beleza . Estamos falando do teste de coloração pessoal, que pode te ajudar a investir nas melhores escolhas de cores para roupas, maquiagens acessórios até mesmo uma cor de cabelo  harmônicas

Ficaram curiosa sobre essa técnica meninas? Então agora a gente vai pra uma entrevista com a empreendedora e consultora de coloração pessoal, Gardene Araújo, de 28 anos. Ela começou na área em 2021 e de lá pra cá já atendeu cerca de 100 pessoas. Com formação no curso em Coloração Pessoal, no Instituto Europeu de Moda e Design- IED/SP, a Consultora vai sanar nossas dúvidas de uma vez por todas.

De onde surgiu seu interesse pelo o assunto?

Então, tenho um ateliê de costura e sempre me deparava com clientes que perguntavam: “e aí, faço esse vestido de que cor?” e eu não tinha noção nenhuma do que responder haha… por conta disso, comecei a pesquisar sobre a formação em consultoria de cores e trouxe pro meu nicho pra agregar mais valor ao meu negócio.

Qual o bbjetivo da coloração pessoal ?

O objetivo principal é definir quais cores valorizam a beleza natural de cada pessoa, porém de brinde aprendemos a fazer compras mais assertivas, a ter um guarda roupa mais inteligente e mais segurança na hora de combinar cores.

Por mais incrível que pareça é real! Algumas cores pesam tanto na nossa pele que evidencia, melasma, olheiras, marcas da pele, nos deixam “abatidas”… tenho certeza que todo mundo já se sentiu estranha com determinada cor algum dia hahah

O que é coloração pessoal e como funciona?

A coloração pessoal é um método comparativo de analise dos seguintes pontos: Contraste Pessoal, Profundidade, Intensidade e Temperatura. Com o auxilio de tecidos planejados e pensados em cada dimensão conseguimos o resultado.

O contraste pessoal é a diferença de cores da nossa beleza natural o contrate é nosso melhor amigo na estratégia de imagem. A intensidade é a diferença de cores Intensas/brilhantes e cores Suaves/Opacas, algumas pessoas ficam melhores com cores suaves, outras com cores brilhantes… e a diferença é perceptível, a própria cliente vê o efeito no espelho.

A profundidade é sobre cores clara e escuras, algumas pessoas harmonizam mais com cores claras outras com as escuras. Não há uma regra, temos que analisar e comparar com muito cuidado o efeito de cada dimensão dessas em cada pessoa. E por último, mas não menos importante a temperatura, com ela além das cores identificamos também quais melhores tonalidades de maquiagem, cabelo e melhores metais de cada pessoa.

Uma pessoa de pele quente harmonizará mais com bases amareladas, blush terrosos ou corais, cabelos chocolate ,/dourados e metais de ouro dourado ou acobreados, já pessoas de pele fria vão harmonizar mais com bases com fundo rosa, blushes rosados, cabelos com fundo acinzentado e metais prateados ou de ouro branco.

Como a coloração pessoal pode indefere de forma positiva no estilo das pessoas?

Essa pergunta tem várias respostas, mas vou tentar descrever tópico por tópico aqui hahah. Quanto ao guarda roupa vou da uma exemplo: você usa um short com uma blusa e fez um look lindo, tirou foto e postou no insta, todo mundo viu, consequentemente você não quer usar aquela mesma combinação tão cedo, mas se você colocar esse mesmo short com outra blusa e outros acessórios pronto, tem uma combinação nova, ou a blusa com outras peças… enfim… é sobre isso, compras inteligentes e que funcionem pra você e que te permitam realmente usá-las.

Quando você aprende a combinar suas peças começa de forma automática a construir seu armário inteligente o que é um sonho!, Maquiagem: Na dimensão da temperatura conseguimos identificar as melhores tonalidades pra a pele da cliente, inclusive identificamos se a pessoa tem pele neutra que é o caso das pessoas que provavelmente fazem misturinhas de bases pra chegar na tonalidade ideal.

Instruo a compras assertivas com base em nomenclatura de marcas, hoje as marcas de cosméticos estão inovando e lançando bases com esses subtons bem definidos na nomenclatura das bases, mas nem sempre as pessoas conseguem identificar. Vou exemplificar com nomenclaturas de base da Mary Kay: A base Ivory C 110 tem a letra C no nome que significa COLD que é frio em inglês, logo é uma base para peles frias de fundo rosado. A Ivory W 130 tem a letra W que significa warm que é quente em inglês, logo é uma base com fundo amarelado e para peles quentes e Ivory N 140 tem o N de temperatura Neutra. Essa nomenclatura só não se aplica a marca MAC pois ela utiliza essa nomenclatura de forma contraria W para bases de fundo frio e C para bases de fundo quente.

Quanto as acessórios eles podem ser ótimos aliados, inclusive quando você optar por utilizar cores que não estão na sua cartela, ou seja não valorizam tanto sua beleza, nesse caso você pode apostar em metais da sua cartela para burlar o efeito negativo daquela cor em você. E quando você entende sobre combinação de cores, fica muito mais fácil comprar sapatos e bolsas de modo que valorizem sua composição.

Como são divididas as cartelas de cores?

As cartelas são dividas de acordo com as dimensões: INTENSIDADE, PROFUNDIDADE E TEMPERATURA. Temos cada estação dividida em três dimensões e o sobrenome da cartela indica a dimensão principal ou seja a que mais tem efeito naquela pessoa. Por exemplo nas cartelas de outono tempos o OUTONO ESCURO, OUTONO QUENTE E OUTONO SUAVE. As cores são pensadas literalmente em como as cores da natureza existem em cada uma dessas estações.

No outono temos muitos tons amarronzados, terrosos, opacos ou seja cores quentes, escuras e com presença de cinza ou marrom.

As outras estações estão divididas da seguinte forma: Inverno brilhante, Inverno Frio, Inverno Escuro. Primavera Brilhante, Primavera quente e primavera clara. Verão claro, verão frio e verão suave. É um pouco complicado, mas juro que na consultoria tudo fica bem explicadinho.

É possível descobrir a cartela de cores sozinha?

Não, a não ser que você seja um consultor e queira realizar o teste em si mesmo . Demanda um conhecimento de cores , Nos consultora tem que estudar muito pra entender de forma clara essas dimensões e conseguir aplica-los de forma correta dentro do método sazonal expandido.

Existe alguma cor universal que fique harmônica em todos os tom de pele?

Existem sim, são as cores que possuem essas dimensões de forma neutra nem são tão quentes nem tão fria, nem tão clara nem tão escuras, nem tão intensas nem tão suaves. Vou listas algumas aqui pra vocês. Na família dos vermelhos e rosas, temos: Rosa goiaba, Vermelho melancia, Vinho. Nas famílias dos verdes e azuis universais: Verde garrafa, Verde esmeralda, Turquesa, Azul petróleo, Azul jeans, Azul marinho, Lilás. Tem também o Fendi e Off-White que são bem elegantes.

O que mudou no seu estilo depois de descobrir a coloração pessoal?

Literalmente TUDO! Apesar de não está todo tempo arrumada, uso sempre cores que me favorecem então a imagem que passo é mais harmônica, também entendi mais sobre o meu contraste pessoal e trabalho isso na minha estratégia de imagem.

Tenho 28 anos, mas há quem diga que tenho 18, quando falo que sou mãe as pessoas se assustam então quando quero mudar esse cenário, utilizo as cores certas para passar a imagem de uma mulher empodeirada e forte. Não sou muito adapta da maquiagem na correria do cotidiano

então, sempre busco utilizar as cores a meu favor. Além disso, hoje tenho um guarda roupa inteligente, onde tudo combina com tudo e sumiu da minha vida a frase: “não tenho roupa”. Essa frase geralmente vem de quem tem muitas roupas no guarda roupa e mesmo assim fica com a sensação de que não tem, consequência de compras não assertivas.

Pra você como está sendo aceitação das acreanas nesse setor?

Tá sendo muito boa, diariamente recebo orçamentos, perguntas sobre cores e pessoas interessadas no assunto no meu Instagram. Cada vez mais as pessoas estão entendendo sobre o quão benéfico é saber sobre essas cores nas nossas rotinas diárias. Na verdade é um investimento, né? Com nossa cartela evitamos o desperdício de dinheiro com maquiagens erradas, roupas que não ornam e cabelos fora da tonalidade.

É um seguimento em desenvolvimento? e qual sua perspectiva para esse mercado?

Com certeza, principalmente com as redes sociais em alta entender nossas cores nos proporciona melhor estratégia de imagem e conseguimos transmitir mensagens sem sequer dizer uma palavra. Antes as pessoas usavam preto para tudo, crescemos com a cultura de que o Preto combinava com tudo o que não é verdade , Nos shows e eventos de Rio Branco antigamente só víamos as pessoas de preto, hoje em dia já conseguimos ver pessoas coloridas nos eventos hahaha

É visível que é uma área com poucos profissionais na capital. No seu ponto de vista qual o motivo?

No meu ponto de vista acredito que algumas pessoas ainda não conseguem ver uma oportunidade de empreender no ramo, hoje em dia além de consultoria de cores pode ser agregado a isso a consultoria de imagem e tudo mais é um novo ramo da moda que ta ganhando muita força nos últimos tempos.

Outro ponto que penso que talvez possa ser um motivo é o investimento, que não é barato. Os cursos e materiais que utilizamos são bem caros, além de não ter cursos aqui no estado. Pra ter essa formação precisamos ter encontros presenciais fora do estado. Acredito que sejam esses os motivos.

Está gostando do conteúdo?
Compartilhe nosso site por meios das redes abaixo:

Ultimas Noticias

plugins premium WordPress