O médico Geraldo Freitas de Carvalho, o baiano e acusado do homicídio do também médico Andrade Santana Lopes do estado do Acre, no dia 24 de maio de 2021, será submetido a um julgamento popular. O crime ocorreu na cidade de Feira de Santana, na Bahia, e o acusado encontra-se sob custódia desde o dia 28 de abril de 2021.
A juíza Márcia Simões Costa responsável pelo caso e titular da Vara do Júri de Feira de Santana ainda não divulgou a data em que o julgamento ocorrerá. De acordo com as informações obtidas pela polícia o médico acreano desapareceu após sair de Araci, localizada a 220 quilômetros de Salvador com destino a Feira de Santana.
Andrade saiu de sua residência sozinho por volta do meio-dia de segunda-feira, com o propósito de adquirir uma moto aquática e após ia encontrar-se com um amigo no Rio Jacuípe, em Feira de Santana. Segundo relato do amigo, Andrade enviou uma mensagem informando que havia chegado à cidade. No entanto desde então não houve mais noticias ou comunicação por parte do Acreano
O veículo conduzido pelo médico foi localizado por policiais rodoviários na região de Conceição do Jacuípe na BR-101, no mesmo dia em que ele desapareceu. O carro estava estacionado próximo a um barranco trancado e não apresentava indícios de acidente.
Durante o desenrolar das investigações, Geraldo confessou o delito e afirmou ter assassinado acidentalmente seu colega com um disparo de arma de fogo.
