Menu

Acre já acumula sete focos de incêndios florestais no início de junho

Acre já acumula sete focos de incêndios florestais no início de junho

Diante das situações climáticas vivenciadas no Acre, sobretudo a queda no nível do rio que dá nome ao estado, outra questão surge como fator preocupante: o aumento das queimadas. Só no início de junho, o Acre já registrou sete focos de incêndios. O levantamento é da Defesa Civil.

Conforme informações de monitoramento do órgão, Brasileia, Sena Madureira, Tarauacá tiveram, cada um, dois focos, enquanto que Feijó registrou um.

Vale lembrar que o governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, declarou, em abril deste ano, estado de emergência ambiental no Acre por risco de incêndios florestais. A declaração configura-se como um procedimento anual para viabilizar a contratação de brigadistas anti-incêndio.

Ainda no fim de abril, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), elaborou o Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas. O mecanismo foi elaborado de acordo com a Lei Federal 9.605, que considera crime as queimadas.

O coordenador administrativo da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, relatou à reportagem que, diante da seca do Rio Acre e os prejuízos ocasionados por ela, o aumento do número de queimadas é visível e que um plano de contingência em relação a esse problema já está pronto, aguardando o momento apropriado para ser colocado em prática.

Está gostando do conteúdo?
Compartilhe nosso site por meios das redes abaixo:

Ultimas Noticias

plugins premium WordPress